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020_Museu António Cachola_concurso público (classificação desconhecida)

2003 / 2003

Cidade de Elvas

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1 O edifício original, que terá sido projetado pelo arquiteto José Francisco de Abreu, acolheu desde meados do século XVIII o Hospital e Mesa da Misericórdia de Elvas. Foi desde aí alvo de diversos acrescentos e adaptações e utilizado até 1993. Adquirido em 2002 pela Câmara Municipal serviu provisoriamente os seus serviços municipais entre 2003 e 2005.
_A proposta (programa base, nos termos do concurso) que apresentamos sustenta numa atitude orientada pelas noções de aceitação e adaptabilidade às estruturas existentes, tenta ser silenciosa na incorporação do programa preliminar e relevar os elementos arquitetónicos e outros existentes que designamos com valor cultural.
_O caso parece-nos adequado para explorar um aberto diálogo do ‘novo’ com ‘envelhecido’. O que se retira não deve empobrecer a preexistência e o que se acrescenta deverá enriquecer o seu passado, mantendo em aberto hipóteses de reutilizações futuras.
_Assim, as intervenções mais ‘visíveis’ correspondem aos dois sistemas de comunicações verticais, determinantes para a organização espacial/programática proposta, ou seja: o acesso de serviço/movimentação vertical das obras de arte e, a deslocação vertical de pessoas - público/privado.
_Estes dois sistemas serão integrados nas estruturas existentes em zonas identificadas como desqualificadas, de modo a libertar o edifício para a o programa pretendido.
_A luz é o tema solene dos espaços destinados ao acolhimento e fruição de obras das artes plásticas. Por isso, ela será aferida no local, em função do resultado da leitura dos espaços e balanço entre a luz natural e a artificial. Esta infraestrutura bem como outras deverá ser integrada nas estruturas existentes (ou novas) como baixa invasibilidade e máxima reversibilidade.
_O mobiliário do museu será designado à semelhança da atitude arquitetónica, elementar, consistente e de manutenção o mais reduzida.
_A imagem gráfica e a comunicação do Museu, ou num sentido mais concreto, a sua marca, constituirão, no seu todo organizado, o corpo de referentes visuais que se pretende distinto e pragmático e determinará o seu manual de identidade.

Append