ANTERIOR

PRÓXIMO

008_Centro Cultural_concurso público, 1º lugar

2000 / 2008

Cidade de Ílhavo

_fotografia (5,7,8,11,12) FG+SG 
_Visão-sete n. 787, abril de 2008; JA n.231-jornal arquitetos, 2008; FG+SG-últimas reportagens-Ilídio Ramos UR301; Arquitectura&Construção, n. 55, 2009; ‘Dão-se explicações’08-equipamentos culturais’, NAAV-Aveiro, 2008; AI#34-arquitectura ibérica, 2010; Guia de arquitetura-norte e centro de Portugal, 2010; Afasiaarq.blogspot.com/2011…/ilidio-ramos.htm…; Arquitetura Portuguesa-MIF-Macao International fair/OAP, 2012; Simpósio Internacional de Arquitetura-espaço e ilusão, Teatros, arquitetura e património na Península Ibérica – painel ‘Territórios e programas I’, TNSC, Lisboa, 2013; Visita com alunos da Technische Universitat Berlin-Institut fur Architektur, 2013.junho; Visita com alunos do curso de arquitectura da HTWG Konstanz University, Alemanha, 2015.maio; Visita com grupo do CAUE-92, Centre for Architecture, Urbanism and Environment of the Department of Hauts-de-Seine, Paris, 2016.julho.

1 O programa propriamente afeto ao centro cultural evoluiu com o desenvolvimento do projeto e fixou-se num conjunto de espaços que se interrelacionam - uma sala de espetáculos (520 lugares), salas de exposições/instalações plásticas, áreas técnicas e de apoio, um parque de estacionamento (220 lugares) em cave e espaços comerciais exteriores em articulação com o espaço público. 
_ Assim, uma praça constitui o sentido desse espaço público aberto e o material do seu chão é o micro-cubo de basalto negro dos Açores que, exógeno ao ambiente da cidade, constrói o ‘tapete’ sobre o qual foram colocados os dois edifícios que albergam o equipamento cultural. Nos espaços de passeio envolventes foi utilizado o calcário branco, de uso corrente na cidade, retomando as relações de continuidade de cor, textura e luminosidade com a atmosfera urbana existente.
_A função principal deste equipamento desenvolve-se no interior da caixa vítrea e diáfana que enforma o foyer e lhe proporciona uma luz natural temperada e de acalmia. Ao volume de dois pisos atribuiu-se uma escala de relação necessária com o edifício dos Paços do Concelho e um carater mais acolhedor à nova praça.
_No desenho do auditório - uma construção box-in-box maximiza o isolamento sonoro - foram implementados elementos difusores e mecanismos para a acústica variável de modo a ser possível o acolhimento de eventos de características distintas (música, cinema, teatro, dança, conferências).

Append